Mineirão

Mineirão lança a campanha #REPENSE

10 de março de 2019

A cada ano, diversos atos pelo mundo marcam o 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. A data é reconhecida como um dia de luta das mulheres pelos seus direitos e também de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade. Como forma de marcar o mês de Março e de auxiliar na construção coletiva e reflexão sobre os desafios enfrentados pela mulher em pleno século XXI, o Mineirão lançou a campanha #REPENSE, um convite a todos para que o estádio seja, cada vez mais, um ambiente tranquilo e agradável para as mulheres.

Os banheiros masculinos do estádio estão, a partir da partida deste domingo (10), entre Cruzeiro e Tombense, válida pelo Campeonato Mineiro, sinalizados com cartazes com frases que incomodam mas, infelizmente, fazem parte do dia a dia da mulher. A ideia é fazer com que os torcedores em geral repensem e reflitam sobre o tratamento destinado às mulheres.

“Essa movimento é capitaneado pelas funcionárias do Mineirão, que se organizaram por acreditarem que podem fazer a diferença em tornar cada vez mais o estádio um ambiente mais agradável para a mulher. O #REPENSE é um movimento que convida os torcedores a refletirem sobre o tratamento com as mulheres, principalmente, no estádio de futebol”, afirma Ludmila Ximenes, gerente de Relações Institucionais do Mineirão.

A Federação Mineira de Futebol também apoiou o movimento e expõe também a mensagem em placas de publicidade do campo com as expressões #REPENSE e POR MAIS MULHERES NO ESTÁDIO. “A FMF apoia a campanha do Mineirão que ajuda a combater o preconceito e incentiva a luta das mulheres para ocupar espaços repletos de hostilidade. A caminhada delas passa, também, pelos estádios de futebol, seja na torcida, nas tribunas de imprensa ou no campo, com funções até pouco tempo consideradas ‘masculinas. Que as celebrações de 8 de março chamem atenção de toda a sociedade para o avanço das mulheres, que merecem muito respeito”, ressalta o presidente da entidade, Adriano Aro.

Um vídeo da campanha feito com torcedoras que frequentam o Mineirão também será veiculado no telão do estádio. Além disso, no site oficial do estádio está disponível a partir deste domingo uma página explicando este movimento com orientações para auxiliar as mulheres que se sentirem importunadas tanto no estádio quando fora dele. Para acessar, clique aqui.

Desde que se tornou signatário da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas, o Mineirão definiu como um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODs) o de número 5, que trata da igualdade de gênero. A meta desse ODs é alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

“Entendemos que, no geral, as mulheres são mais respeitadas do que desrespeitadas no Mineirão. Mas sabemos que o ambiente ainda pode e precisa melhorar muito e essa é a intenção, promovendo esta ação afirmativa e que será fomentada ao longo de toda esta temporada”, finaliza Ludmila.

Compartilhar