Mineirão

Mineirão inicia plantio de grama de inverno para a temporada 2022

29 de abril de 2022

Gramado já foi cortado bem baixo para o início da revitalização; próximo passo é semear a grama de inverno. Foto: Mineirão/Divulgação

O Mineirão iniciou nesta semana o plantio da grama de inverno. O trabalho de revitalização é importante para o gramado suportar a maratona de jogos da temporada 2022. A técnica, conhecida como overseeding, consiste na aplicação de 400 kg de sementes do tipo ryegrass que, associada à grama bermuda celebration, melhora o aspecto visual e a densidade do campo nessa época de temperaturas mais baixas.

“A bermuda celebration é a base de sustentação do gramado para todo o ano. Mas, em período de temperaturas mais amenas, ela fica em dormência. Quando o tempo começa a esfriar, ela tem dificuldade de se recuperar do desgaste do jogo. Por isso, é preciso fazer uma combinação coma grama de inverno”, explica a coordenadora de meio ambiente do Mineirão, Barbara Freitas.

O trabalho de manutenção começou logo depois do jogo entre Cruzeiro e Londrina, realizado na última terça-feira (26). Na quarta (27), realizou-se o corte baixa da grama, seguida da descompactação do solo. A semeadura está prevista para acontecer no próximo domingo (8).

O plantio coincide com a colocação do piso easyfloor no gramado do Gigante para o show da banda americana Metallica, no próximo dia 12. A cobertura funcionará como estufa e, quando a desmontagem acontecer, a grama já terá germinado.

A pausa na agenda de jogos do Gigante para a realização de eventos musicais calhou para o plantio da grama de inverno, uma vez que a técnica não poderia ser aplicada nos demais meses do ano devido ao calendário apertado de jogos do futebol brasileiro.

Após a semeadura, a revitalização do gramado segue com trabalho de topdressing, técnica que consiste na aplicação de 5 m³ de areia e o acerto de nivelamento do terreno. Os cuidados contam ainda com adubação e irrigação para manter a qualidade do tapete.

Compartilhar