As mãos do goleiro Victor serão eternizadas na Calçada da Fama do Mineirão, no Museu Brasileiro do Futebol. O goleiro deixará o registro hoje, imediatamente após a última partida do Campeonato Mineiro diante da URT, às 18h15.
A passagem de Victor é marcante pelas grandes atuações. São 424 jogos com a camisa alvinegra e oito taças conquistadas: quatro do Campeonato Mineiro (2013, 2015, 2017 e 2020); Libertadores (2013); Recopa Sul-Americana (2014) e a Copa do Brasil (2014). O goleiro teve papel essencial em todas as conquistas, *faz parte de uma lista seleta de 26 nomes e será o quarto goleiro a colocar as mãos na Calçada, já marcada por João, Leite, Raul e Fábio e os históricos Tostão e Reinaldo, Alex, Amaury, Buglê, Dadá Maravilha, Dirceu Lopes, Djalma Santos, Eder, Euller, Evaldo, Jair Bala, Juca Show, Luisinho, Marques, Nelinho, Piazza, Procópio, Pelé, Palhinha, Ronaldo e Sorin.
Para Ludmila Ximenes, Relações Institucionais do Mineirão, este é mais um nome importante dentro da história do estádio. “O Victor é um atleta que faz parte da história do Mineirão com grandes atuações, jogos marcantes e títulos inéditos. É uma honra termos esse registro como parte do acervo do Museu Brasileiro do Futebol.”, afirma Ludmila.
O Museu Brasileiro do Futebol, que fica dentro da área do estádio, recebe cerca de 60 mil pessoas por ano e carrega a história viva do futebol mineiro, de Belo Horizonte e do Mineirão. O conjunto de experiências “Meu Mineirão” – plataforma que oferece experiências dentro do estádio – está em funcionamento, seguindo todos os protocolos de segurança diante do atual cenário de pandemia do coronavírus.
Sobre o Mineirão
Inaugurado em 5 de setembro de 1965, o Mineirão é um dos maiores estádios de futebol do país. Palco de importantes eventos e de célebres conquistas esportivas, estádio possui capacidade para 62 mil pessoas e é administrado pela Minas Arena, uma sociedade de propósito específico criada por meio de uma parceria público-privada (PPP) com o Governo de Minas, para executar as obras de modernização e gestão, por 25 anos, do Estádio Governador Magalhães Pinto – Mineirão. Com 54 anos de história, o Gigante da Pampulha é o primeiro estádio no País e segundo no mundo a possuir o Selo Platinum, certificação máxima do U. S. Green Building Council (USGBC), órgão responsável pela certificação que é utilizada em 143 países para incentivar a transformação dos projetos. Em 2016, o Mineirão tornou-se o primeiro estádio brasileiro e o segundo do mundo a ser signatário do Pacto Global.