Mineirão

Mineirão dá início ao movimento #Repense 2020

4 de março de 2020

Por mais mulheres nos estádios de futebol, Gigante da Pampulha dá o pontapé inicial no calendário de ações que apoia, promove e assegura a presença feminina nos grandes palcos do esporte.

 

 

Março de 2020 – Março é o mês oficial em que, mundialmente, é celebrado o Dia da Mulher – ou o dia em favor da luta feminina pela equidade de gênero. O Mineirão, um dos maiores estádios do Brasil e do mundo, reconhece a importância dessa causa e, por isso, dá início ao terceiro ano do movimento #Repense, capitaneado pelas colaboradoras do Gigante da Pampulha para repensar a presença feminina nos estádios de futebol – e onde mais elas quiserem. Com um calendário contínuo de ações previstas para os próximos 10 meses, o #Repense 2020 terá como pontapé inicial o lançamento de um vídeo produzido, pelas funcionárias do estádio, especialmente para a data.  Este projeto retrata o avanços do Mineirão em prol do direito das mulheres e ressalta as expectativas e os próximos passos dessa jornada que está só no começo.

Marina Magalhães,  membro da equipe de comunicação do Mineirão e a frente do movimento, reforça a importância da campanha para fomentar a presença do público feminino nos estádios e em todos os lugares em que as mulheres desejarem estar. “Queremos reforçar e promover a importância da segurança e do respeito para com a população feminina, seja no universo do futebol ou em outros eventos, nas diferentes modalidades esportivas ou em todo e qualquer lugar. Dar voz a essa movimento promove a compreensão de temas profundos e necessários para a evolução da sociedade e para reforçar o espaço da mulher”. – afirma Marina.

 

 

Ao longo do mês de março, o estádio realizará uma edição especial do Mineirão Chat, projeto de workshops e sessões de talks produzidas pelo Gigante da Pampulha, com a presença de mulheres de destaque em diferentes áreas de atuação. O objetivo é gerar diálogos relevantes sobre temas relativos a presença da mulher em ambientes conhecidos como masculinos, equidade de gênero, entre outros assuntos pertinentes à causa feminina. Entre os títulos das sessões estarão “Barreiras do futebol feminino”, “O jornalismo esportivo por mulheres” e “Mulheres na produção de eventos”. Todas as conversas serão abertas ao público, que poderá se inscrever por meio do link http://bit.ly/repensemineirao (limite de 500 pessoas para o workshop).

No segundo semestre é quando acontecerá uma nova edição do Esplana, evento de sucesso lançado em 2019, e que, neste ano, vai homenagear Mulheres Marcantes. A ação, em parceria com o Cura e com o Museu de Rua, contará com artistas mulheres, vindas de todo o País, convidadas para reproduzir personalidades do universo feminino em pinturas e grafites nos muros da Esplanada. O evento terá, também, uma roda de discussão com influenciadoras, formadoras de opinião e mulheres de destaque.

 

 

Neste ano ainda, o Museu Brasileiro do futebol receberá uma sala totalmente dedicada ao futebol feminino, os grandes nomes do esporte e as maiores conquistas. Durante todo o mês, o MBF terá uma programação especial e, em todos os sábados, haverá visitas temáticas acompanhadas por jogadoras e diferentes mulheres especialistas em futebol. Para completar a experiência, no tour pelo museu, o público poderá conferir o vestiário com camisas de times femininos expostas (assim como em dias de jogos).

 

 

“Nos últimos dois anos, a partir do movimento #Repense, registramos a necessidade de aumentar em aproximadamente 40% o número de mulheres seguranças para garantir o acesso feminino ao estádio, iniciativa que reflete automaticamente no crescimento da presença das mulheres nas arquibancadas. Para tornar os resultados ainda mais expressivos, estamos trabalhando em um calendário contínuo e robusto de ações, uma vez que temos como propósito tornar este número ainda maior e salientar – sempre – a importância desse assunto para a sociedade”, ressalta Ludmila Ximenes, Relações Institucionais do Mineirão.

Compartilhar