Mineirão

MBF recebe lançamento do livro do II Simpósio Internacional de Estudos do Futebol

3 de abril de 2018

O Museu Brasileiro do Futebol (MBF) recebe neste sábado (7), das 10h às 14h, o evento de lançamento em Belo Horizonte do livro “Futebol, Linguagens, Arte, Cultura e Lazer”. A obra é fruto de apresentações que aconteceram no II Simpósio Internacional de Estudos do Futebol, sediado no MBF, em setembro de 2016 e foi lançada no Rio de Janeiro, na Fundação Getúlio Vargas, em fevereiro.

Além do lançamento da obra, acontecerá também um bate-papo com as professoras Priscila Campos (UFOP) e Marina de Mattos Dantas (UFES) sobre os assuntos abordados nos textos que compõem o livro e uma palestra com o professor Leonardo Turchi Pacheco (UNIFAL), com o título; “Jornalismo Esportivo: um espaço masculino?”, seguido de debate com o público.

“Os trabalhos reunidos na obra abrangem diversas áreas do conhecimento e contemplam de modo interdisciplinar o tema futebol nos seus estudos. A proposta é promover a discussão além da visão pragmática do futebol e abordar questões como gênero, educação, memória, história, globalização do esporte, além da relação do esporte bretão com as ciências humanas e sociais”, afirma o coordenador do MBF, Thiago Costa.

O livro tem o apoio do Estádio Mineirão, por meio do Museu Brasileiro do Futebol, e foi organizado pelos professores Silvio Ricardo da Silva e Priscila A. F. Campos, do Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFUT) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG e Elcio Loureiro Cornelsen, do Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes (FULIA) e GEFUT. Haverá venda de exemplares do livro no foyer do auditório e, ao final do bate-papo, sessão de autógrafos com os autores.

SERVIÇO:

Lançamento do livro “Futebol, Linguagens, Arte, Cultura e Lazer”

Local: Auditório do Museu Brasileiro do Futebol (Av. Cel Oscar Paschoal, portão G2 do Mineirão)

Data: 7 de Abril – Sábado

Horário: das 10h às 14h

Entrada Gratuita