Mineirão

MBF inaugura primeiro espaço infanto-juvenil do Brasil voltado para literatura sobre futebol

27 de março de 2017

Para unir dois pilares essenciais da sociedade, a educação e a cultura, com uma dose extra de entretenimento, o Museu Brasileiro do Futebol (MBF) inaugurou nesta sexta-feira (24), às 9h, o primeiro espaço do país voltado para a literatura infanto-juvenil sobre o futebol. O ‘Intervalo da Leitura’ foi inaugurado com a presença do renomado jornalista e escritor Marcelo Duarte, autor da série de livros O Guia dos Curiosos, e do jogador Luan, do Atlético-MG, que doou para o acervo e para escolas presentes exemplares do seu livro infantil Luanzinho. O espaço está localizado na entrada do museu e tem como objetivo oferecer aos visitantes uma oportunidade de combinar a paixão pelo esporte e reforçar suas múltiplas esferas: social, econômica e política.

Crédito: Agência i7/Mineirão

As crianças terão acesso a mais de 200 livros e publicações ligadas ao futebol

Para melhorar ainda mais a experiência do público, a sala, de 30 m², conta com a presença de um educador para acompanhar os visitantes. A ideia é que o profissional auxilie no manuseio e leitura das obras e realize oficinas, leituras e promova diálogos enriquecedores sobre a história do esporte, do Museu Brasileiro do Futebol e do Mineirão. A entrada no ‘Intervalo da Leitura’ é gratuita e o local está aberto a todos os interessados, sejam visitantes ou não do museu, que podem ter acesso às obras do acervo.

Segundo a gerente de relações institucionais do Mineirão, Ludmila Ximenes, a criação do Intervalo da Leitura reproduz os valores e a cultura do Gigante da Pampulha. “No Mineirão, estamos sempre em busca de oferecer ao público experiências inovadoras. Esse espaço foi pensado para incentivar a leitura, prática essencial na formação de cidadãos ativos e conscientes, por meio de uma das maiores paixões dos jovens do país, o futebol. Temos como objetivo proporcionar novas oportunidades ao público, que agreguem conhecimento, diversão e ofereçam histórias marcantes para a vida de cada um dos visitantes que passarem pelo Museu Brasileiro do Futebol”, ressalta Ludmila.

Thiago Costa, coordenador do Museu Brasileiro do Futebol, ressalta que, além da contribuição cultural e social, o espaço é importante para a preservação da memória coletiva sobre o esporte. “O Intervalo da Leitura é essencial para estimular a formação de novos leitores e, também, para a difusão e preservação da história do futebol, tanto dos clubes quanto dos jogadores e instituições, auxiliando no desenvolvimento de reportagens, livros, biografias, entre outros”, ressalta.

Agência i7/Mineirão

Acesso ao novo espaço do MBF é gratuito

Como uma instituição signatária da Rede Brasil do Pacto Global, o Mineirão adota em suas práticas premissas relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Esses objetivos são metas que a ONU pretende implementar em todos os países do mundo até 2030. A abertura de um espaço voltado para a leitura se encaixa no ODs “Educação de Qualidade”.

Editoras e distribuidoras auxiliaram na formação do acervo do Intervalo da Leitura, com doações de obras sobre futebol dos seus catálogos voltadas para o público infantil. Os parceiros para esse importante espaço voltado para a cultura são Editora FTD; Editora Letramento; Distribuidora Lê, que enviou obras das editoras Roda e Cia., Biruta, Lê, Peirópolis e Mercuryo Jovem; Editora Belas Letras; Editora Paulus; Panda Books; Boa Viagem Distribuidora, que enviou livros das editoras Companhia das Letrinhas, Aletria, Global Editora, Moderna e Escrituras; e Editora Usborne.

Mais informações sobre o MBF, clique aqui

Horários e observações Sobre a visita, clique aqui