Mineirão

MBF e Memorial Minas Gerais Vale abrem programação conjunta

4 de maio de 2018

“Museus hiperconectados – novas abordagens, novos públicos”. É com base neste tema que o Memorial Minas Gerais Vale, no Circuito Liberdade, e o Museu Brasileiro do Futebol (MBF), localizado no Mineirão, abrem a programação da 16ª Semana de Museus. A “LIGA Memorial Vale e Museu Brasileiro do Futebol” seguem a proposta de novas abordagens por meio do intercâmbio de atividades às vésperas da Copa do Mundo de Futebol: músicas, vídeos, projeções e ações educativas. A 16ª Semana de Museus será realizada oficialmente, em todo o país, entre os dias 14 e 20/5, mas nos museus da LIGA, recebe o público mineiro e turistas que passarem pela Capital durante todo o mês de maio.

Com a iniciativa, quem for ao Memorial Vale terá a oportunidade de conhecer pelo menos três conteúdos que compõem o acervo atual do Museu Brasileiro do Futebol: o curta-documentário “Hoje é dia de futebol”, plataforma interativa “Campos Gerais” e ainda o “Rádio Memória do Futebol” (descritos abaixo). Já no museu localizado no Mineirão, o público terá a chance de conhecer mais sobre a formação do povo mineiro pelos  negros, índios e imigrantes; e terão acesso a dezenas de vídeos de artistas e grupos mineiros de diversas linhas como música,teatro e dança. “Entendemos que a conexão vai muito além do digital. Passa, especialmente, pelas relações humanas olho no olho. Essa parceria entre o Memorial Vale e o Museu Brasileiro do Futebol é um exemplo disso e vem em momento bastante oportuno, quando o mundo se volta para esse esporte que é a cara do Brasil, o futebol. Estamos “hiperconectando” experiências e possibilitando a interação entre públicos”, justifica o gestor do Memorial Minas Gerais Vale, Wagner Tameirão.

O coordenador do Museu Brasileiro do Futebol, Thiago Costa, acredita que essa ação de hiperconectividade entre o MBF e o Memorial Minas Gerais Vale auxilia na ampliação de acesso aos públicos dos espaços. “Ambos os espaços de memória tem em comum a experiência e como fio condutor a memórias que são construídas por meio dessas experiências. Assim, em uma era tão tecnológica como a nossa, trocar conteúdos e ações dos educativos ajude os visitantes a ampliarem seus olhares sobre os bens culturais de nosso cotidiano”.

Do Museu Brasileiro do Futebol para o Memorial Vale:

Vídeo “Hoje é dia de futebol”: Brasil, 2013, fullHD – curta-metragem, documentário, 10 minutos; direção: Cristiano Abud. SINOPSE: Hoje É dia de Futebol é um curta-metragem que revela memórias de torcedores e torcedoras acerca do estádio do Mineirão e dos grandes jogos e times que marcaram as vidas deles. Em cartaz do dia 1º a 31 de maio, na sala Espetáculo Mineiro.

Campos Gerais: base de dados interativa dedicada à memória do futebol mineiro, nessa plataforma o visitante pode visualizar os times mineiros pelos municípios proporcionado uma viagem pelos caminhos de minas através do futebol. Os municípios são detalhados com seus dados gerais e os times com seu breve histórico e apresentação dos seus escudos e uniformes. Atualmente a base de dados abrange 110 times distribuídos por 78 municípios mineiros. A produção do “Campos Gerais” é da Emvideo. Em exposição de 1º a 31 de maio, na Sala Ler + Ver.

Rádio Memória do Futebol: áudios históricos da Rádio Itatiaia com lances e gols inesquecíveis dos clubes mineiros, seus adversários e também da seleção brasileira.

Do Memorial Vale para o Museu Brasileiro do Futebol:

O Povo Mineiro – este vídeo mostra a formação do povo mineiro a partir dos povos que influenciaram a cultura de Minas Gerais em diversas áreas, como arte, gastronomia, economia e religião, entre outras. Um índio, um europeu e um negro africano contam um pouco das suas tradições e como elas estão presentes na cultura do Estado, na sala Futebol e Outras Artes

Espetáculo Mineiro – o conteúdo desta sala apresenta a diversidade cultural de Minas Gerais, por meio de uma variedade de vídeos com apresentações de grupos de dança, música, teatro e entrevistas, com artistas e produtores mineiros. No Cineminha do MBF

Visita virtual 3600 – A visita está sob controle total do usuário. É possível notar detalhes dos espaços como se o visitante estivesse na sala. A visão de 360º graus, com apoio de música e textos narrados para cada espaço, faz com que a visita virtual fique ainda mais rica. Ela está disponível em cinco idiomas: português, inglês, espanhol, francês e LIBRAS – a Linguagem Brasileira de Sinais. Na recepção do Museu Brasileiro do Futebol

SERVIÇO:

16ª Semana de Museus: LIGA Memorial Memorial Minas Gerais Vale e Museu Brasileiro do Futebol

Data: 1º a 31 de maio

Local/horário:

Museu Brasileiro do Futebol – Av. Coronel Oscar Paschoal, s/n, Portão G2 do Mineirão – Pampulha

Terça-feira, das 9h às 20h, com permanência até 21h; quarta a sexta-feira, das 9h às 17h, com permanência até 18h; sábados e domingos, das 9h às 13h, com permanência até 14h. (Horário sujeito a alteração devido a jogos e eventos no estádio)

Memorial Minas Gerais Vale – Praça da Liberdade, 640, Savassi (esq. Rua Gonçalves Dias)

Terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.