Mineirão

MBF discute na Semana de Museus os “Silêncios no Futebol”

10 de maio de 2017

O Museu Brasileiro do Futebol (MBF) participa, entre os dias 13 e 20 de maio, da 15ª Semana de Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiros do Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus, em 18 de maio. Com o tema “Museu e Histórias Controversas – dizer o indizível em museus”, mais de mil museus de todo o país oferecem ao público três mil atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, etc.

A programação do MBF, espaço cultura que funciona no Estádio Mineirão, contará na Semana de Museus com palestras, ação educativa por meio de visitas temáticas e mesas redondas que abordarão temas importantes no futebol, mas que muitas vezes ficam em segundo plano nas discussões relacionadas ao esporte mais popular do país.

Durante a Semana de Museus, o setor Educativo do MBF, por meio do projeto Visões (re)Torcidas, realiza visitas temáticas mediadas do circuito ‘Todo Mundo Grita Gol’, que propõe lançar um novo olhar à exposição do espaço discutindo o futebol como um esporte para todos, independente de gênero, orientação sexual, credo ou cor. As visitas custam R$20, com meia-entrada conforme legislação vigente, e os interessados têm a oportunidade de conhecer também os bastidores do Mineirão, visitando vestiários, áreas de imprensa e gramado.

Na 5ª feira, 18 de maio, às 19h30, a jornalista Maíra Lemos participará de um encontro com interessados em discutir o tema “Mulher no Futebol”.  Utilizando como ponto de partida para discussão o estudo “Futebol feminino: ignorado pela mídia de massa e pautado no jornalismo alternativo”, concluído por ela em sua pós-graduação, a jornalista falará sobre sua experiência relacionada ao futebol, como praticante do esporte e profissional que atua na área. A entrada para esse encontro é gratuita.

No encerramento das atividades, no sábado, 20 de maio, acontecerão as mesas redondas “Controvérsias e o Indizível no Futebol: machismo, homofobia e racismo”. A entrada dos interessados em acompanhar os debates será gratuita.

Na primeira mesa, às 9h20, o jornalista e filósofo Cadu Doné, o artista plástico Ed Marte e pesquisadores do Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (Gefut), da UFMG, discutirão a ‘Diversidade Sexual no Futebol’.

Na segunda mesa, programada para ter início às 10h20, a publicitária e blogueira Elen Campos, pesquisadoras do Gefut, torcedoras e a árbitra do quadro da Federação Mineira de Futebol, Elen Araújo, debaterão ‘A Mulher no Futebol’.

O ‘Racismo no Futebol’ será debatido na terceira mesa, que contará com a participação do diretor do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Marcelo Carvalho, da coordenadora do Núcleo de Relações Étnico-Raciais da Secretaria Municipal de Educação da PBH, Mara Evaristo.

Para encerrar a participação do MBF na 15ª Semana de Museus, os ‘Silêncios no Futebol’ serão temas na última mesa. O jornalista e professor Elias Santos e o professor Silvio Ricardo, do Gefut, debaterão com o público.

 

SERVIÇO:

Museu Brasileiro do Futebol na 15ª Semana de Museus

Av. Cel Oscar Paschoal, portão G2 do Mineirão

Programação Geral

De 13 a 20 de maio

De 11h às 16h

Visita temática e Ação Educativa Visões (re)Torcidas – Todo Mundo Grita Gol!

18 de maio (5ª feira)

Horário: 19h30

Palestra ‘Mulher no Futebol’, com a jornalista Maíra Lemos

20 de maio (sábado)

A partir das 9h20

Controvérsias e o Indizível no Futebol: Machismo, Homofobia e Racismo

Mesa 1 – Diversidade Sexual no Futebol

Participantes

Aelson José (Professor e pesquisador Gefut/UFMG)

Ed Marte (artista plástico e Queer)

Cadu Doné (Filósofo e Jornalista da Rádio Itatiaia e Jornal Metro)

Mediação: Leonardo Turchi (pesquisador Gefut/UFMG)

Mesa 2 – Mulher no Futebol

Participantes:

Elen Campos (publicitária e blogueira ESPN FC)

Bárbara Gonçalves (pesquisadora Gefut/UFMG)

Elen Araújo (Árbitra FMF)

Cinthia Alves do Nascimento (Torcedora e membro da Resistência Azul Popular)

Mediação: Marina de Mattos Dantas (Pesquisadora Gefut/UFMG)

Mesa 3 – Racismo no Futebol

Participantes:

Marcelo Carvalho (Observatório  da Discriminação Racial no Futebol)

Mara Evaristo (Núcleo de Relações Étnico-Raciais da SMED/PBH)

Luciano Jorge de Jesus (Professor)

Mediação: Felipe Abrantes (professor e pesquisador Gefut/UFMG)

Mesa 4 – Silêncios no Futebol

Participantes:

Elias Santos (Radialista, professor e Diretor Artístico Rádio Inconfidência)

Silvio Ricardo (Professor Gefut/UFMG)

Observações:

email mkt geral