Mineirão

Jornalista Maíra Lemos lança livro infantil no Museu Brasileiro do Futebol

13 de dezembro de 2017

O Museu Brasileiro do Futebol (MBF) recebe nesta 3ª feira (19), a partir das 19h, o lançamento do livro “O gol de Budi”, primeira obra literária escrita pela jornalista Maíra Lemos. O evento é gratuito e, além da seção de autógrafos, que acontecerá no Intervalo da Leitura, espaço do MBF totalmente voltado para literatura infanto-juvenil sobre futebol, haverá também um bate papo com a autora no auditório do MBF.

O Intervalo da Leitura é o primeiro espaço totalmente dedicado à leitura infanto-juvenil sobre futebol no Brasil

A jornalista revela que a inspiração para escrever a obra surgiu justamente no MBF. “Quando participei de um evento no museu, percebi no Intervalo da leitura que todos os livros tinham meninos na capa, como protagonista. Não havia livros em que a protagonista fosse uma mulher. Achei isso grave porque, nos jogos, boa parte da arquibancada do Mineirão é ocupada por mulheres”, disse.

“O gol de Budi” é o primeiro livro da jornalista Maíra Lemos

“O gol de Budi” conta a história de uma menininha que se apaixona pelo esporte e precisou enfrentar muitas dificuldades para aprender e praticar o futebol. Segundo Maria, é uma história inspirada nela e também em várias outras meninas pelo país, inclusive atletas que entrevistou. “Cobri a seleção feminina de futebol na Olimpíada do Rio e as histórias da Formiga, da Marta, são muito parecidas com as minhas. Todas as meninas que jogam bola tiveram que enfrentar preconceito algum dia na vida. Tiveram que jogar no meio dos meninos, conquistar e ser muito forte. E as meninas que conversam comigo, nas redes sociais, nas ruas, todas falam comigo que só elas jogam no colégio. A ideia foi tentar ajudar de alguma forma”, revela.

O coordenador do MBF, Thiago Costa, acredita que mais um lançamento de obra no Intervalo da leitura é uma legitimação e recepção positiva do espaço de formação de público leitor. “Isso ajuda a dar fôlego ao MBF na sua função social de preservação da memória do futebol, criando esses vínculos por meio da leitura. No caso do livro da Maíra Lemos, se apresenta de uma forma mais representativa ainda, pois é uma mulher escrevendo sobre futebol, com uma personagem feminina, trazendo pro público um novo olhar e proporcionando novas experiências,” ressalta.

Para a jornalista, o MBF é o lugar ideal para lançar um livro infantil que tem uma protagonista infantil jogando futebol. “Pelo clima do livro, que fala do futebol, do amor ao futebol não poderia haver lugar mais apropriado. O museu representa muito bem isso, por ser um lugar que questiona, fala do futebol de diversas maneiras, discutindo o que pode ser melhorado e além do campo. É um espaço aberto para o novo, para as discussões. Eu mesmo me sinto muito a vontade no MBF”, finaliza.

SERVIÇO:

Lançamento do livro “O gol de Budi”, da jornalista Maíra Lemos

Data: Terça-feira (19/12)

Horário: 19h

Local: Museu Brasileiro do Futebol (Av. Coronel Oscar Paschoal, portão G2 do Mineirão)

A entrada no evento é gratuita