Mineirão

Gramado do Mineirão está pronto para a temporada 2018

10 de janeiro de 2018

Se os clubes profissionais de futebol estão se preparando para a temporada, com o principal tapete verde do esporte mineiro não é diferente. Uma semana antes do início da temporada oficial de futebol mineiro em 2018, o gramado do Mineirão já está apto para receber partidas. A manutenção anual do campo de jogo teve início em 18 de dezembro e a previsão é que todo o procedimento se encerre na próxima terça-feira (16), véspera da partida Cruzeiro e Tupi, válida pela primeira rodada do Campeonato Mineiro.

Após quatro semanas, a equipe responsável pela manutenção considera que o gramado já está apto para receber partidas. “As condições do campo já estão muito boas. A “jogabilidade” no terreno está 100% garantida uma semana antes da primeira partida da temporada”, afirma Bárbara Freitas, uma das profissionais do Mineirão à frente dos trabalhos.

 

Aspecto do gramado em 23 de dezembro de 2017 e em 10 de janeiro, uma semana antes da primeira partida do ano

O tratamento está na fase final, que é a sétima etapa de um processo que dura cerca de 30 dias. Esse cuidado é fundamental para garantir um campo de jogo perfeito para os atletas já no início das competições. O primeiro procedimento foi realizar cortes para diminuir a altura e densidade da grama. Em seguida, o solo foi descompactado. Essa etapa é importante para que o terreno não esteja duro durante as partidas e as condições de jogo não sejam alteradas. A aeração, favorecendo a oxigenação e a retirada do material “morto” do solo, foi mais uma atividade.

Na quarta etapa aconteceu a chamada topdressing, que consiste na aplicação de cerca de 25m³ de areia no campo e o acerto no nivelamento do terreno. O replantio de grama nas áreas mais afetadas ocorreu em seguida. Após todos esses procedimentos, o tapete verde do Gigante da Pampulha ficou apto para receber a adubação para fortalecimento da grama. A irrigação constante durante essa próxima semana finaliza o processo que coloca o mais importante gramado de Minas Gerais em condições de jogo.