Mineirão

Formiga será a primeira mulher na Calçada da Fama do Mineirão

10 de março de 2022

Um dos maiores nomes da história do futebol brasileiro, Formiga terá seus pés imortalizados no Mineirão. A meio-campista vai ser a primeira mulher a gravar sua pegada na Calçada da Fama do estádio. O espaço integra atualmente uma das salas do Museu Brasileiro do Futebol (MBF), aberto ao público em 2013.

Formiga terá seus pés eternizados na Calçada da Fama do Mineirão. Foto: Sam Robles/CBF

Os pés e a assinatura de Formiga serão colhidos na próxima terça-feira (15), às 11h30, no gramado do Gigante da Pampulha. Após a cerimônia, a jogadora atenderá a imprensa (instruções abaixo).

“Estou bastante feliz com esse convite. Fico lisonjeada, principalmente para nós mulheres, que travamos uma batalha pelo reconhecimento. Quando é para acontecer, acontece no tempo de Deus. E é claro que isso enaltece a modalidade de futebol feminino, tendo uma figura sendo representada no Mineirão. Agradeço desde já. Fico até sem palavras. Fiquei superemocionada com isso”, ressaltou a eterna camisa 8 da seleção brasileira.

Natural de Salvador, Formiga, de 44 anos, coleciona recordes e expressivos números na carreira. São sete participações em Copas do Mundo e outras sete em Jogos Olímpicos. Entre os principais feitos, destaca-se as medalhas de prata nos Jogos de Atenas (2004) e Pequim (2008) e o vice-campeonato mundial, em 2007.

A meia é, entre homens e mulheres, a atleta que mais vestiu a camisa da seleção brasileira, com 234 partidas oficiais. Ela se despediu da amarelinha em novembro de 2021, mas segue em atividade defendendo as cores do São Paulo. Formiga jogou uma única vez no Mineirão. Foi no duelo entre Brasil e Austrália, pelas quartas de final dos Jogos Olímpicos de 2016. O duelo registrou o maior público da história de um jogo feminino no Gigante, com 52.660 pessoas.

Para Formiga, entrar para a Calçada da Fama do Mineirão também é a realização de um sonho. “A gente vê essas coisas acontecerem com o masculino. Já tivemos a felicidade de ter a Marta (na Calçada da Fama) no Maracanã. E é claro que, para mim, colocando os meus pés no Mineirão, vai ser uma marca que jamais sairá da minha mente e das pessoas que me acompanham, que gostam e apoiam o meu trabalho”, destacou a meio-campista.

Coletiva de imprensa

Os profissionais interessados em participar da coletiva de imprensa presencial devem enviar nome completo, veículo, telefone de contato e comprovante de ciclo vacinal completo para imprensa@estadiomineirao.com.br. O prazo de solicitação é até segunda-feira (14), às 18h. Serão respeitados os protocolos sanitários de combate à Covid-19, como o uso de máscaras e distanciamento.

Lista de craques na Calçada da Fama do Mineirão

Alex
Amaury
Buglê
Dadá Maravilha
Dirceu Lopes
Djalma Santos
Eder Aleixo
Euller
Evaldo
Jair Bala
Juca Show
Luisinho
Marques
Nelinho
Palhinha
Pelé
Piazza
Procópio
Reinaldo
Ronaldo
Ronaldinho Gaúcho
Sorín
Tostão

Compartilhar