Mineirão

CINEFOOT homenageia o Cruzeiro bicampeão da Libertadores e os 35 anos da seleção brasileira de 1982

27 de novembro de 2017

O Museu Brasileiro do Futebol receberá, desta 5ª feira (30) até sábado (02/12), a 8ª edição do Cinefoot, primeiro e único festival de cinema no Brasil dedicado à promoção e exibição de filmes de futebol. Na programação haverá exibições de curtas e longas-metragens, bate-bola (Ciclos de Palestras) e uma visita especial aos “bastidores” do Mineirão com o nosso homenageado, o jornalista Osvaldo Reis “Pequetito”. Os 20 anos da conquista do bicampeonato da Libertadores da América pelo Cruzeiro e os 35 anos da seleção brasileira, comandada por Telê Santana na Copa do Mundo de 1982, serão homenageados em bate-papos com profissionais que viveram esses importantes episódios do futebol mundial.

Entre os longa-metragens exibidos estão duas obras internacionais. O primeiro da Islândia, “Dentro De Um Vulcão – A Ascensão Do Futebol Islandês”, que conta a história da seleção do pequeno país europeu que disputará a sua primeira Copa do Mundo, na Rússia, e outro da Itália, “Pergunte Quem Era Falcão”, sobre o volante da seleção brasileira de 1982, ídolo da Roma. Haverá também a exibição de oito curtas-metragens originários do Brasil e Suíça, em um total de 10 filmes, sendo seis inéditos. Entre os curtas será exibido “Eterno, Um Capítulo Incontestável”, do coletivo ‘Memória Celeste’ que conta a história de uma família cruzeirense, que esteve presente na partida de maior público da história do Mineirão.

O coordenador do Museu Brasileiro do Futebol, Thiago Costa, comemora a oportunidade de realizar novamente esta parceria com um dos mais importantes eventos culturais do país voltado para o futebol. “O Cinefoot é um festival consolidado no cenário cultural e que contribui para outras leituras e registros do futebol. Para o MBF é extremamente importante sediarmos pela terceira vez o festival no Mineirão. É uma parceria que se consolida a cada edição”, disse.

Toda atividade do Cinefoot é gratuita. Na abertura da mostra, na 5ª feira (30), às 17h, haverá um bate papo sobre os 20 anos do bicampeonato da Copa Libertadores do Cruzeiro, com a presença do ex-jogador Nonato, Adroaldo Leal repórter da rádio 98 FM e Bruno Mateus do Coletivo Memória Celeste. Na sexta-feira (01), às 19h, o tema do bate papo será a seleção brasileira de 1982, com o jornalista Alexandre Simões e Renê Santana, filho do treinador Telê Santana. No sábado (2), às 10 horas será exibida a Mostra Minas com 4 curtas inéditos mineiros e às 11 horas, haverá uma visita especial aos bastidores do Mineirão com nosso homenageado o jornalista Osvaldo Reis, o Pequetito. O “anfitrião” levará os visitantes para conhecerem espaços restritos em dias de partidas, como vestiários, zona mista e o campo de jogo. Na 5ª e 6ª feira acontecerá também a Sessão Dente de Leite, com filmes voltados para o público infantil.

 SERVIÇO:

 8º CINEFOOT BH

Local: Auditório do Museu Brasileiro do Futebol (Av. Cel Oscar Paschoal, portão G2 do Mineirão)

Data: de 30/11 à 02/12

Programação – Completa Cinefoot 2017

Confira abaixo a programação resumida