Mineirão

Ações do Bahia serão tema de bate papo no Museu Brasileiro do Futebol

28 de outubro de 2019

O Esporte Clube Bahia está em evidência por olhar para o campo e ver além das quatro linhas. Por esse motivo, o Museu Brasileiro do Futebol (MBF) vai receber neste sábado (2), às 10h, o assessor de planejamento e coordenador do Núcleo de Ações Afirmativas (NAA) do clube, Tiago César.

Quem assistiu ao jogo entre Bahia e Ceará, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, viu um detalhe diferente na camisa do time baiano. Imersas na tradicional junção das três cores do ‘Esquadrão de Aço’, estavam manchas pretas em alusão ao vazamento de petróleo em praias do Nordeste. Essa e outras ações desenvolvidas dentro do clube pelo NAA serão tema de um bate-papo na programação do MeuMineirão. Com entrada gratuita, o evento será realizado no Auditório do Museu, localizado no portão G2 do Estádio. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

O NAA foi criado no ano passado e teve como campanha inaugural uma ação no Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, em 21 de janeiro. Desde então, o clube tem lançado campanhas diversas contra o racismo, a homofobia, o machismo, a misoginia, a intolerância religiosa, dentre várias formas de preconceito.

A primeira campanha com maior destaque foi uma pesquisa em março de 2018, na Arena Fonte Nova, sobre assédio sofrido por mulheres. Mais de 1200 torcedoras responderam a um questionário que revelou números bastante significativos sobre o receio que muitas têm de frequentar estádios por medo de assédio. Conectado ao que acontece no país, o NAA também promove ações ligadas a temas ambientais e sociais. Como o Mineirão e o Museu Brasileiro do Futebol estão atentos a essas discussões que permeiam o mundo do futebol fora das quatro linhas, o evento será uma excelente oportunidade de discussão e troca de experiências entre as instituições e o público interessado nos temas que serão apresentados.

Coordenador do Núcleo e convidado do bate-papo no Museu, Tiago César é administrador, mestre em administração, diretor administrativo financeiro da Faculdade Baiana de Direito, assessor de planejamento e coordenador do Núcleo de Ações de Afirmativas do Bahia.

Serviço
Data: 2 de novembro (sábado)
Horário: 10h
Entrada: gratuita. Sujeita à lotação do espaço
Local: Auditório do MBF – portão G2 do Mineirão (Avenida Coronel Oscar Paschoal, s/n)

Compartilhar